quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Viver bem com o Diabetes é possível!!!!

Este será uma sequência de post para os Pais, Adolescentes e crianças que vivem e convivem com o diabetes.



Mesmo sendo o diabetes uma doença crônica, você pode ter uma vida plena e ativa. Porém, é necessário que você se planeje um pouco mais.
Se você é adolescente ou criança portadora de diabetes ou, se seu filho foi recém-diagnosticado, aqui você encontrará algumas dicas que poderão ajudá-los a ter uma melhor qualidade de vida.

PAIS

Neste blog os pais poderão esclarecer suas dúvidas, dar sugestôes, opiniões e fazer perguntas ao blog que será respondida nas próximas postagens.

Diagnóstico Recente

A maioria dos alimentos que ingerimos contém açúcar. Existem diferentes tipos de açúcar nos vegetais, frutas, pães, massas, batatas, arroz, biscoitos e muitos outros alimentos. O corpo humano necessita de todos esses tipos de açúcar para fornecer energia para estudar, praticar esportes, brincar e se divertir.
Quando nos alimentamos, o açúcar passa dos alimentos para o sangue, que transporta o açúcar para todo o corpo, fornecendo energia a todos os músculos. As pessoas sem diabetes produzem normalmente a insulina, hormônio que ajuda a manter o nível normal de açúcar no sangue. Quando a pessoa tem diabetes, o corpo tem dificuldade em utilizar o açúcar, pois não produz insulina suficiente, daí a necessidade de aplicar insulina extra. 
Agora que seu filho foi diagnosticado com diabetes, é importante se alimentar de forma saudável, praticar exercícios físicos e aplicar insulina diariamente. Deve também medir sua glicemia com frequência. Seu médico irá ensinar, a vocês, todos os procedimentos necessários para que seu filho possa viver bem com diabetes.

O que meu filho pode comer?

Ele pode comer praticamente todos os alimentos, mas deve ter cuidado com a quantidade e os horários das refeições. Provavelmente, você já sabe que ele pode ingerir apenas pequenas quantidades de doces, sorvetes, bolos e guloseimas.
Deve comer alimentos saudáveis como frutas, vegetais, pães, massas, batatas, peixe e carne com pouca gordura.  No entanto, o melhor profissional para lhe orientar sobre a dieta é um nutricionista.
Existem duas coisas que você precisa ter atenção: açúcar e gorduras.

Locais de aplicação de Insulina
Como injetar

A insulina pode ser injetada em certas áreas do corpo. O médico pode recomendar que seu filho aplique nas coxas, no abdômen, nas nádegas ou nos braços.
A cada aplicação deve-se mudar a área que será aplicada a injeção de insulina para que não cresçam nódulos no local.

Dicas úteis

Quando injetar insulina, a agulha deve seguir uma profundidade suficiente para atingir o tecido sob a pele, mas cuidado para não atingir o músculo.
Deve-se utilizar sempre uma agulha nova para cada aplicação e certifique-se de descartá-la.

Teremos mais informações sobre como observar o filho fora de casa, na escola, nos exercícios físicos, casos de emergências, festas comemorativas, estes assuntos serão postados o decorrer da semana e após adolescentes e crianças.
Fonte: Mudando o Diabetes (Novo Nordisk)





Nenhum comentário:

Postar um comentário