sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O que é o DIABETES??!! E quais os tipos??!!

O que é o diabetes????

Diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento da quantidade de açúcar no sangue por falta de produção ou dificuldade na ação da insulina. Grande parte dos alimentos que ingerimos são transformados em glicose, que é transportada pelo sangue até as células, onde são usadas como fonte de energia.

Para facilitar esse transporte, nosso organismo produz uma substância chamada insulina, que é produzida pelo pâncreas e é fundamental na utilização da glicose, principal fonte de energia do organismo. Quando o corpo não produz insulina ou ela é insuficiente, surge o diabetes, que se caracteriza pelo aumento de glicose no sangue. E são classificadas em dois tipos a tip I e tipo II.

Diabetes tipo I

Quando uma pessoa é diagnosticada com diabetes tipo 1, provavelmente terá que conviver com a doença por toda a vida, por isso é muito importante aprender a viver da melhor forma possível. O diabetes tipo 1 ocorre geralmente em crianças e adultos com menos de 30 anos, mas também pode ser diagnosticada em pessoas com mais do que 30 anos de idade.

Nesse caso, o organismo não produz insulina, por isso há a necessidade de repor este hormônio para que o organismo restabeleça os níveis normais de açúcar no sangue.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que desempenha um papel importante no organismo. Sem a produção de insulina, o organismo não é capaz de utilizar a glicose dos alimentos. Isso faz com que o nível de açúcar no sangue suba após as refeições.


O que provoca o diabetes Tipo 1?


O diabetes tipo 1 se desenvolve quando o sistema imunológico destrói as células do pâncreas que produzem insulina. O sistema imunológico é o nosso sistema de defesa natural contra substâncias estranhas, tais como vírus e bactérias.

Quando o pâncreas trabalha normalmente, ele produz dois hormônios importantes para o controle do açúcar no sangue, a insulina e o glucagon. Estes hormônios mantêm os níveis adequados de açúcar no sangue durante o dia e à noite. Após as refeições, o nível de açúcar aumenta, a insulina é liberada no sangue para eliminar o excesso de açúcar que você ingeriu e transportá-lo, fornecendo energia para todas as células do corpo.

Diabetes tipo II

Pode ser causado pela perda progressiva de função da célula beta e da capacidade  reduzida do organismo de utilizar a insulina, conhecida como resistência à insulina.

Esse tipo de diabetes ocorre quando a insulina produzida pelas células do pâncreas não é suficiente ou não age adequadamente  O pâncreas passa a produzir pouca insulina para as necessidades do organismo, tornando os sintomas perceptíveis.

As causas do diabetes tipo 2 podem ser diferentes de uma pessoa para outra.


Os principais fatores de risco para o desenvolvimento são:


- Histórico familiar de diabetes tipo 2;

- Idade acima de 45 anos;

- Evidência de tolerância à glicose comprometida;

- Falta de atividade física;

- Sobrepeso.

Mulheres que desenvolvem diabetes durante a gestação são mais propensas à doença posteriormente em idade mais avançada.


O que provoca o diabetes Tipo 2?


O diabetes tipo 2 representa 90% de todos os casos registrados da doença. O organismo do portador de diabetes tipo 2 pode produzir alguma quantidade de insulina, mas ela não consegue agir adequadamente para transformar a glicose em energia.

Quando o pâncreas trabalha normalmente, ele produz dois hormônios, a insulina e o glucagon, tais hormônios mantém os níveis adequados de açúcar no sangue durante o dia e a noite. Após as refeições, o nível de açúcar aumenta, a insulina é liberada no sangue para eliminar o excesso de açúcar que você ingeriu e fazer o transporte, fornecendo energia para todas as células do corpo.

Portadores de diabetes podem apresentar muita sede, urina em excesso e perda de peso sem explicação. Como as condições descritas acima podem estar presentes em outros tipos de doença, é fundamental que você procure seu médico para que os diagnósticos clínico e laboratorial (por meio de exames de sangue) sejam feitos de forma adequada.

Em alguns casos, no entanto, a doença pode ser assintomática e retardar o diagnóstico e o tratamento. Para o médico determinar que o paciente tem diabetes é necessário realizar uma avaliação do paciente com base no histórico familiar e de vida, além de um exame físico e testes específicos, como um exame de dosagem da glicose no sangue.

Para prevenir a doença é importante optar por hábitos alimentares saudáveis e evitar o sedentarismo.

Fonte: Mudando o Diabetes Novo Nordisk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário