sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Grupo com comportamento de risco o que será???

A CILADA DO GRUPO DE RISCO

A Aids apareceu no início dos anos 80 como uma epidemia associada aos homossexuais. Mais de um jornal estampou a manchete do câncer ou peste gay. Logo depois, a síndrome foi também ligada aos usuários de drogas injetáveis, pessoas com várias parcerias sexuais e hemofílicos que passavam por transfusões sanguíneas, criando assim a idéia do “grupo de risco”.
Posteriormente - com a redução da transmissão do HIV entre os hemofílicos, entre alguns grupos de homossexuais e com o início da expansão da epidemia entre a população heterossexual - surgiu o conceito de “comportamento de risco”. Eram os indivíduos com comportamento sexual “promíscuo”, “sem uso de preservativos” ou “usuários de drogas injetáveis”.
Os conceitos de “grupo de risco” e de “comportamento de risco”, utilizados para a compreensão da propagação do HIV, influenciou a construção de políticas e programas de prevenção à Aids e retardou a construção de estratégias de prevenção e de educação mais expandidas. Outro problema da idéia de “grupo de risco” foi o de depositar no indivíduo ou em um determinado grupo a “culpa” pela infecção, coisa que não existe, pois ninguém consegue saber se é portador do vírus HIV sem faze o teste.
Diante da dinâmica e mudança do padrão de infecção, estes conceitos deram sinais de esgotamento e de seu limitado potencial de intervenção social, visto que acirravam os estigmas e faziam emergir reações de discriminações e de preconceitos.
Por isso é importante prestar atenção em seu parceiro, fazer sexo somente usando prevervativos e se teve mais de um parceiro sexual ou o seu parceiro teve mais de uma parceira procurar realizar o teste anti HIV e não somente o HIV pois existem outras DST´s como Sífilis e Hepatites principalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário