segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O que é o HIV e sua diferença para AIDS.


A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) foi descrita pela primeira vez em 1981, e desde esta época os seus aspectos epidemiológicos, patológicos, virológicos, fisiopatogênicos, diagnósticos, clínicos, tratamentos e prevenções do vírus vêem sendo estudados.  Sendo que a distribuição de vírus da imunodeficiência humana (HIV) ocorre de forma heterogênea no Brasil (FERREIRA e FIGUEIREDO, 2006; FIGUEIREDO et. al., 2000; RIBEIRO et. al., 2009).
Esta síndrome é causada por um retrovírus da família dos retroviridae, sendo dividido em duas classes: o HIV1 e o HIV2, que se caracterizam pelas reduções qualitativa e quantitativa de células T , mais especificamente os linfócitos T CD4+. A doença já se classifica como pandêmica, tornando-se uma patologia complexa, sendo o tratamento apenas uma forma de contenção da multiplicação do vírus, auxiliando o sistema imunológico e prevenindo infecções oportunistas (IO) (VAZ e BARROS, 2000; RIBEIRO et. al., 2009).
Quando falamos que a pessoa é portadora do HIV significa que a mesma ainda não apresentou manifestações patológicas das Infecções Oportunistas, a partir do momento de algum sinal é chamada por AIDS ou SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), sendo que síndrome é um conjunto de sintomas. 


OBS: Peço que enviem sugestões de notícias, acontecimentos, dúvidas ou outra coisa que gostariam de saber sobre o HIV/AIDS/DST´s.

4 comentários:

  1. Marcos Daniel, achei de extrema importancia sua iniciativa. Com isso vc vai passar informaçoes precisas para as pessoas que querem se inteirar sobre o HIV/AIDS. Gostaria de saber quando, como e onde fazer exames e quando se faz necessrio começar o tratamento.
    Valeu obrigada Graça.

    ResponderExcluir
  2. Marcos, parabéns pela idéia de postar informações sobre HIV/AIDS. Sucesso!
    Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Toda iniciativa que visa informar e/ou educar o cidadão com relação a AIDS e suas implicações no que se refere aos danos causados por ela na vida do indivíduo, é louvável e dígna de reconhecimento. PARABÉNS MARCOS DANIEL!

    ResponderExcluir
  4. Ei Marcos... adorei a idéia de criar este blog! Espero que seja um sucesso e possa ajudar muitas pessoas... agora me orgulho mais ainda de trabalhar com você!!

    ResponderExcluir