quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Viver bem com o DIABETES é possível!!!!!!!!!! Crianças!!!!!!!!!!

Paras as crianças

Se o seu médico diagnosticou que você tem diabetes, a partir de agora, você vai se alimentar de forma ainda mais saudável. Você vai precisar também medir sua glicemia frequentemente para verificar se está tudo bem. Seus pais irão te ensinar como deve fazer, e você deve ter a consciência de que também é responsável pelo seu tratamento.
A maioria dos alimentos que ingerimos contém açúcar. Existem diferentes tipos de açúcar nos vegetais, frutas, pão e massas. As batatas, o arroz, os biscoitos e muitas outras coisas também contêm açúcar. O nosso corpo necessita de todos os tipos de açúcar para fornecer energia para brincar, fazer esportes e estudar.
Quando acabamos de comer, o açúcar passa dos alimentos para o sangue. O sangue leva o açúcar ao corpo todo. O açúcar presente no sangue é chamado de glicose.
O organismo produz insulina. A insulina ajuda o corpo a usar o açúcar. Quando você tem diabetes, o corpo tem dificuldade em usar o açúcar, porque não produz insulina suficiente.

O que posso comer?

Pode comer praticamente todos os alimentos, mas deve ter cuidado com as quantidades e os horários das suas refeições. E dar atenção especial ao açúcar e gordura que ingerir. Você pode comer pequenas quantidades de doces, sorvetes, bolos e guloseimas, mas deve comer alimentos saudáveis como frutas, legumes, verduras, pão, massas, carne e peixe com poucas gorduras.

Nas Festas?
Você pode ir a todas as festas e aniversários e se divertir com seus amigos. Só precisa ter cuidado com o que come e aplicar a insulina nos horários corretos, se for usuário ou se esta foi receitada por seu médico.
Geralmente nas festas de aniversários as pessoas comem uma grande quantidade de salgadinhos, docinhos e bolos. Você precisa ter cuidado com a sua glicemia e não deve comer muitos doces, mas poderá prová-los, sem exageros.
Em uma festa de aniversário também há muitas brincadeiras para as crianças se divertirem. Se você sentir que está suando, tremendo ou com tonturas, avise um adulto, peça que ele lhe dê algo para comer ou beber imediatamente.
Se você tiver cuidado para comer e beber de forma correta e saudável e não esquecer de aplicar a sua insulina, você irá se divertir igual todas as outras crianças.

E na Escola?
Você e seus pais precisam garantir que você leve a quantidade certa de alimentos para a escola. Se na sua escola tiver uma cantina você poderá se alimentar nela, mas deve comer alimentos que são saudáveis para você. Seus pais devem conversar com os diretores da escola sobre sua alimentação.
Se você tem diabetes precisa se alimentar com mais frequência do que seus colegas.  Deve tomar o café da manhã e depois de algumas horas fazer um pequeno lanche com frutas, sucos ou até um sanduíche saudável. É importante almoçar e após algumas horas fazer outro pequeno lanche. Mesmo se estiver na escola não esqueça de fazer os lanches entre o café da manhã, almoço e jantar.
Se você se sentir mal, precisa avisar imediatamente seu professor, ele chamará seus pais ou saberá o que fazer nessa situação. Peça aos seus pais para ensinarem ao seu professor o que ele deve fazer quando você se sentir mal. Desta forma, você terá um auxílio mais rápido.

E sobre a prática de Esportes?

Quando você corre e brinca gasta uma grande quantidade de energia. E para que isso aconteça é necessário você ter uma grande quantidade de açúcar e insulina no seu organismo. Por isso, você precisa se alimentar direito, medir sua glicemia e tomar insulina.
Quando estiver praticando algum esporte e sentir cansaço você precisará comer um açúcar de absorção rápida, pode ser uma de bala de caramelo ou um copo de suco de laranja.
É muito importante praticar exercícios físicos. Essa prática contribui para uma vida saudável agora e no futuro.

Fonte: Mudando o Diabetes (Novo Nordisk).


Nenhum comentário:

Postar um comentário